Os termos “inbound” e “outbound marketing” podem parecer estranhos e algo distante da sua realidade. Porém, mesmo que você ainda não saiba diariamente você se depara com um deles e com certeza você deve preferir um desses métodos em suas soluções de marketing.
Inbound Marketing e Outbound Marketing são palavras frequentemente mencionadas em um contexto de marketing. Pense nele como se fosse dividido em duas categorias principais: Marketing de entrada e Marketing de saída. Para entender a diferença, você deve observar onde está o foco em cada uma das categorias.
Enquanto o marketing de saída busca clientes por meio de publicidade externa, como anúncios impressos ou comercias na televisão, o marketing de entrada permite que os clientes em potencial encontrem a oferta por conta própria.
Tente lembrar quando foi à última vez que você assistiu um comercial de TV ou folheou um panfleto publicitário em um jornal? Em contrapartida, pense nas vezes que você procurou por algo no Google e posteriormente anúncios relacionados ao produto começaram a pipocar continuamente na sua tela?
Esses exemplos acima são o que diferenciam o Inbound Maketing do Outbound Marketing. Continue a leitura e entenda cada um deles com detalhes.
O que é significa Outbound Marketing?
O Outbound Marketing pode ser traduzido como “marketing de saída”. É uma forma tradicional de atividades de marketing em que as empresas alcançam clientes em potencial e são as primeiras a decidir se comunicar com eles. No outbound marketing, usamos todos os tipos de anúncios, desde rádio, televisão e e-mail.
No marketing de saída são as empresas interessadas em vender determinado produto que darão o primeiro passo na comunicação com seus destinatários. Temos algum conteúdo que queremos anunciar aos clientes e fazemos isso. Para tal, utilizamos todos os canais de comunicação e não nos limitamos ao nosso público-alvo. Os destinatários serão um grupo muito mais amplo que pode nunca ter ouvido falar da empresa antes.
Nas atividades de marketing de saída, usamos métodos conhecidos como:
Telemarketing: Embora atualmente seja considerado pouco eficaz, ainda podemos adquirir novos clientes desta forma. Além disso, um grande número de empresas utiliza esse tipo de atividade. Além das vendas por telefone, podemos realizar pesquisas, campanhas de informação, etc.
Marketing direto: É o contato direto com o cliente, através de representantes comerciais, reuniões do setor, feiras, festivais, etc. Vale a pena utilizar materiais de PDV de amplo entendimento como auxílio.
Anúncios tradicionais: No sentido de aparecer nos meios de comunicação tradicionais, ou seja, televisão, rádio, imprensa, etc. Também podemos incluir todos os tipos de campanhas de mala direta aqui.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound marketing pode ser traduzido como o marketing de entrada. É uma forma de atrair clientes produzindo conteúdo útil e relevante que atenda a um tipo de necessidade ou resolva um problema para o cliente. Em outras palavras, é marketing focado no cliente. Os clientes em potencial devem poder encontrá-lo por meio de canais como blogs, mecanismos de pesquisa e mídias sociais. Isso leva o cliente a tomar a iniciativa por meio do seu bom conteúdo.
Diferente do outbound que a empresa procura o cliente, no inbound marketing o cliente deve encontrar a empresa. Os profissionais de marketing concentram seus esforços em garantir que a pesquisa do cliente em potencial seja bem-sucedida.
Essa é considerada uma forma moderna de marketing. Em vez de enviar uma mensagem para um público-alvo maior, tentamos atrair um grupo-alvo específico com conteúdo que foi preparado e direcionado com o objetivo de cobrir exatamente as necessidades e problemas desse público. A mensagem e o conteúdo são menos comerciais e, em vez disso, fornecem ao público-alvo informações valiosas que eles podem usar.
O inbound marketing tem três componentes indispensáveis:
Conteúdo: A criação de conteúdo é o eixo central de qualquer campanha de entrada. Com ele você atrai potenciais clientes e os atrai para a página da sua empresa.
SEO: O SEO torna mais fácil para os clientes em potencial encontrarem o conteúdo. Eles aparecem mais altos nos mecanismos de pesquisa, que é onde a maioria dos clientes inicia o processo de compra.
Mídia social: As mídias sociais amplificam o poder do seu conteúdo. Assim que seu conteúdo for distribuído por várias redes, ele também será discutido, comentado e distribuído posteriormente. Você atrairá visitantes mais qualificados.
Quais são os benefícios do marketing de saída?
Quando decidimos ir ao encontro dos clientes é extremamente difícil, pois temos que dar o primeiro passo. No entanto, é isso que determinará em grande parte o nosso sucesso. Quais benefícios o outbound marketing pode nos trazer?
Ação aqui e agora: No outbound marketing focamos mais em resultados rápidos. Se quisermos informar os clientes sobre uma venda ou a estréia do nosso produto (sem agir antecipadamente de forma promocional), optaremos por anúncios rápidos que cheguem a um número muito grande de destinatários, por exemplo, um anúncio na TV.
A escala do projeto: A ação mencionada aqui e agora está diretamente relacionada à escala. Ao utilizar as formas tradicionais de publicidade, temos um número muito maior de destinatários.
Controle: Resulta das características gerais da propaganda nos meios de comunicação de massa. Existe uma forma simples de informação: remetente X destinatário. Você fornece aos destinatários dados que eles podem ou não usar.
Benefícios do inbound marketing
Custos mais baixos: Inbound marketing significa criar conteúdo e falar sobre isso. Em primeiro lugar, um blog não custa nada e uma conta no Instagram também é gratuita. Mas ambos podem trazer milhares de visitantes ao seu site. Como resultado, o ROI de marketing das campanhas de entrada é significativamente maior.
Melhor segmentação: Você atinge apenas as pessoas que se qualificaram como clientes em potencial. As pessoas que irão receber o seu anúncio já demonstraram interesse em seu conteúdo ou estão interessados em seu produto.
Investimento duradouro: Ao contrário do anúncio, seu conteúdo fica na web. Quanto mais tempo e mais popular ele estiver online, maior será a classificação. Portanto: Use seus recursos para um bom conteúdo!
Outbound x Inbound: qual o melhor método?
Mesmo que aparentemente o Inbound Marketing apresente um melhor resultado, não existe uma técnica de marketing melhor que a outra. Não importa o quão bem-sucedida seja sua campanha de inbound marketing, chega um momento em que a comunicação clássica na forma de contato pessoal vai ser necessária.
Por isso, para começar vai depender do seu objetivo e produto, sendo que o ideal é ter os dois métodos trabalhando juntos. Há maior efeito quando combinamos as vantagens de ambos os conceitos.
Usar o marketing de saída para chamar a atenção das massas, enquanto alimenta ainda mais o interesse de seu público-alvo com o marketing de entrada é o que podemos chamar de verdadeiro sucesso de campanha de marketing.