O Facebook ADS é um sistema de impulsionamento de mídias, do Facebook. Ele é utilizado, principalmente, por pessoas que trabalham com Marketing Digital para investimento na divulgação de campanhas no Facebook e Instagram.
Utilizando o Facebook ADS para impulsionar as campanhas, um gestor de mídias — ou gestor de tráfego, como também pode ser conhecido — pode aumentar as vendas da empresa, ou do profissional, que utilize a internet como meio de praticar, ou de divulgar o seu trabalho; e isso pode ser feito através de diferentes tipos de campanha, em longo, médio ou curto prazo.
Algumas pessoas chamam as campanhas promovidas através do Facebook ADS de campanhas de mídia paga e isso se explica, basicamente, pelo investimento na plataforma funcionar assim: o gestor deposita um valor na página de gestão do Facebook ADS, cria campanhas de mídia, ou seja, conteúdos como artes e vídeos para veiculação nas redes sociais e, através da página de gestão do Facebook ADS, ele decide qual valor quer investir para impulsionar esses conteúdos e fazê-los atingir um público maior.
Principais tipos de campanhas para investir no Facebook ADS
- Campanha de awareness, ou conhecimento de marca: o objetivo desse tipo de campanha é tornar a marca, o profissional ou o produto conhecido pelo público-alvo a ser impactado pelo conteúdo. É ideal para quem está iniciando na internet, lançando uma marca, um produto, ou passando por uma mudança interna que gostaria de tornar reconhecida e identificada pelo público. Nesse caso, o público em quem o gestor de mídias irá investir, através do Facebook ADS, tende a ser pessoas que nunca tiveram contato com o perfil em questão e, portanto, precisa conhecê-lo.
- Campanha de tráfego, ou de interesse: ao investir nesse tipo de campanha, o objetivo do gestor de mídias é alimentar o interesse do público da marca, e levar mais pessoas a visitarem o site ou perfil da empresa, e engajarem com ele. A campanha de interesse ajuda a manter a marca sempre visível para o público, sempre “em alta”, não sendo esquecida e gerando oportunidades entre a marca e os seus potenciais consumidores — ou prestador de serviços e seus potenciais clientes.
- Campanha de conversão:o foco desse tipo de campanha são as vendas. Todo o conteúdo impulsionado e divulgado, nas campanhas de conversão, visam conduzir o público-alvo para o site em que ele pode concluir a compra, ou para o Whatsapp em que ele pode agendar um horário com o profissional, por exemplo, dependendo do tipo de perfil que estiver promovendo a campanha.
Principais tipos de público para campanhas de mídia paga
- Público de envolvimento: se trata do grupo de pessoas que, em algum momento, como o próprio nome diz já se envolveu com a rede social — Instagram ou Facebook —que está sendo impulsionada, seja através de visualização, curtida, visitação ao perfil, ou outra forma de interação.
- Público de remarketing: são as pessoas que já visitaram o site da empresa, em algum momento e, portanto, já tiveram um primeiro contato com a marca.
- Público lookalike: é o “público semelhante”. Existe o público look a like —ou, semelhante —de remarketing, de envolvimento e de clientes. Ou seja: trata-se de grupos de pessoas com perfis semelhantes a esses públicos citados, geográfica, demograficamente e no que diz respeito a interesses demonstrados por eles.
Como otimizar as campanhas no Facebook ADS
Primeiramente, é necessário que a marca saiba qual é o seu principal objetivo com a campanha a ser trabalhada —gerar conhecimento de marca, aumentar o interesse e engajamento, ou aumentar as conversões em vendas, diretamente. Tendo isso identificado, é importante que a empresa trabalhe com bons criativos para a elaboração de uma campanha coerente e visualmente atraente, porque não adiantará muito investir para que o Facebook ADS impulsione a campanha e impacte muitas pessoas, se a qualidade do que estiver sendo impulsionado for ruim. A partir disso, existem algumas dicas que podem ser relevantes na hora de colocar essa campanha em prática:
- Configuração do tipo de campanha: antes de ativar a campanha no Facebook ADS, é importante garantir que, em suas configurações, ela esteja cadastrada com o objetivo desejado correto, seja ele de awareness, de tráfego, ou de conversão, por exemplo. Isso impactará na forma que a campanha irá performar.
- Segmentação: é necessário realizar o recorte do público-alvo que se deseja impactar, tanto no que diz respeito à sua localização geográfica, quanto ao seu perfil de comportamento e gostos, por exemplo. O Facebook ADS também trabalha por exclusão, então essa é uma ferramenta que também pode ser utilizada na hora de definir e delimitar o público-alvo.
- Faça testes: é possível segmentar diferentes grupos de públicos e escolher anúncios para impactá-los. Para fazer testes e ver qual público dá um melhor retorno ao investimento, ou qual anúncio é mais bem recebido, é possível fazer a experiência durante 7 dias com todos eles ao mesmo tempo. Depois disso, é só analisar os melhores desempenhos, deixar apenas estes rodando, e pausar os outros que não performaram tão bem.
- Posicionamentos automáticos: essa é uma opção que o Facebook ADS oferece para otimizar as campanhas. Desse modo, a própria plataforma analisa o melhor público-alvo e a campanha com o melhor custo-benefício para os objetivos traçados, sem que o gestor precise fazer isso com base em suas próprias análises.
- Pague por “visualização de página”: muitas pessoas optam por pagar pelos cliques, em suas campanhas impulsionadas. Ou seja: elas têm um custo por cada pessoa que clica no post e é direcionada para o site, ou para a página que o gestor desejar. Mas uma opção com um melhor custo-benefício para alguns tipos de campanha é o pagamento apenas pela visualização, que significa uma garantia de que aquela pessoa, de fato, abriu e visualizou o site, e não apenas clicou no link que direcionava para ele.
- Público esgotado: na plataforma, vá em “ver informações sobre veiculação” e analise a “taxa de primeira impressão”. Quanto mais baixa a porcentagem da taxa for, mais pessoas já foram impactadas e já viram anúncios da respectiva marca antes, o que pode indicar um público saturado e desinteressado. Essa ferramenta ajuda o gestor a analisar e identificar os melhores e piores públicos.
A profissão de gestor de tráfego, ou gestor de mídias, aumentou conforme o mercado do Marketing Digital aumentou, e conteúdos sobre esse assunto estão em constante evolução. Mas além de todas essas dicas e informações, as aplicações e testes são sempre mais do que bem-vindos para levar à prática e aperfeiçoamento de performance.
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