Milhões de pessoas usam o Facebook todos os dias. No entanto, nem todos conhecem e conseguem utilizar todas as funcionalidades deste portal. Graças ao poder das campanhas publicitárias do Facebook Ads, é fácil encontrar o público certo, aumentar as vendas e expandir seus negócios.
Atualmente, a plataforma possui um dos sistemas de publicidade mais populares e eficazes no mercado de publicidade na Internet. Com sua ajuda, é possível anunciar produtos e serviços no Facebook, Instagram, no aplicativo Messenger e também na rede de parceiros. É a melhor solução para muitos empresários de diversos setores, graças ao seu amplo alcance e possibilidade de ajuste preciso das mensagens publicitárias.
Com este artigo, você entenderá o que é publicidade no Facebook, como ela funciona e se é eficaz.
O que é anúncio no Facebook?
Anúncio no Facebook é um material promocional pago exibido no próprio FB e em sua rede parceira, por exemplo, Instagram ou Messenger. Pode assumir a forma de imagem, vídeo, postagem, formulário de contato ou catálogo de produtos. Destinado a um grupo-alvo selecionado com precisão, é à base do marketing de mídia social.
Para começar a exibir anúncios eficazes, você precisa definir o objetivo do anúncio, o público, o formato do anúncio e o orçamento. Esses são os parâmetros básicos da publicidade, cuja especificação resulta na obtenção de resultados comerciais reais, o desenvolvimento da conscientização da empresa, o interesse por serviços ou vendas de produtos.
Os anúncios Facebook permitem que você alcance ativamente novos clientes. As pessoas que se envolverão com seu anúncio estão constantemente presentes na plataforma, e mostrar a elas material promocional direcionado é o primeiro passo para se envolver com elas.
Como funcionam os anúncios?
Basicamente, os anúncios do Facebook funcionam de maneira bastante simples. Primeiro, uma campanha é criada. Depois disso, o anúncio pode ser agendado como uma postagem normal.
Se atender às diretrizes de publicidade, estará qualificado para o leilão de anúncios. Assim que um anúncio pode ser colocado, os anúncios competem entre si. O que estiver mais adequado para o usuário vence. A chance disso depende do orçamento e da relevância da publicidade.
O orçamento é feito de acordo com a duração e abrangência. Para tópicos relevantes, geralmente é mais alto. A importância, por outro lado, é medida por meio da pontuação de relevância. Este indicador resulta das taxas de ação estimadas e da qualidade de um anúncio.
O Facebook recompensa bons anúncios. Anúncios bem-sucedidos são exibidos com mais frequência. Os resultados são medidos diariamente. Eles fornecem conclusões sobre o sucesso da campanha publicitária.
Metas de anúncios
As empresas podem usar o marketing do Facebook para atingir esses objetivos:
Aumentar o alcance: Anúncios direcionados individualmente a potenciais clientes aumentam o alcance das empresas no Facebook e Instagram. Eles podem abordar seu grupo-alvo tanto em sua região quanto em todo o mundo.
Aumentar o conhecimento da marca: Os anúncios do Facebook não apenas tornam as empresas mais visíveis nas redes sociais. Eles também aumentam o conhecimento da marca.
Aumente a interação: Anúncios projetados de forma inteligente aumentam a interação do usuário com uma empresa. Dessa forma, eles podem atrair novos clientes.
Melhorar a fidelidade do cliente: Os fãs de uma página no Facebook seguem os desenvolvimentos de uma empresa. A publicidade no Facebook pode, portanto, vincular os clientes por meio de informações, discussões, promoções e ofertas.
Aumentar a taxa de conversão: Anúncios motivam os usuários a visitar o site e os incentivam a fazer uma compra. Os anúncios, portanto, aumentam a taxa de conversão.
Melhorar a satisfação do cliente: a publicidade torna uma empresa acessível aos clientes. Oferece-lhes uma opção de contato direto. Os proprietários de empresas podem, assim, aumentar a satisfação do cliente.
Como as empresas podem se beneficiar dos anúncios do FB?
O Facebook coleta cada vez mais dados e, portanto, conhece muito bem as preferências pessoais, interesses, hobbies etc. de seus usuários. O Google usa esse conhecimento para exibir anúncios de empresas de maneira orientada para o grupo-alvo. Esse esforço também se reflete no número de cliques nos anúncios, que dobraram nos últimos anos.
Isso se deve principalmente ao fato de os anúncios exibidos se tornarem mais relevantes para os usuários e, portanto, serem clicados com mais frequência. Graças às inúmeras opções de segmentação, os anúncios do Facebook são muito atraentes, especialmente se um grupo-alvo especial for direcionado.
O segredo da publicidade direcionada é que o Facebook sabe quase tudo sobre seus usuários. Ele não avalia apenas as informações fornecidas pelos usuários, mas também suas interações (curtidas) e cliques nas postagens. A plataforma também aprende muito sobre os usuários fora dessas atividades, por exemplo, a localização atual ou paradeiro frequente. Portanto, o Facebook conhece seus usuários muito bem e provavelmente sabe mais do que a maioria dos amigos.
O que pode parecer assustador beneficia todas as empresas que anunciam no Facebook Ads. Porque as inúmeras opções de configuração permitem que você defina seu próprio grupo-alvo com muita precisão ao criar o anúncio. Ou seja, apenas usuários com as características e interesses certos verão seu anúncio. Economizando dinheiro: porque quanto mais precisamente o público-alvo do anúncio puder ser selecionado, mais eficaz será porque haverá muito menos desperdício. A probabilidade de o usuário estar interessado em seu anúncio é significativamente maior do que com outras opções de publicidade online.
Os anunciantes no Facebook não apenas ficam de olho no grupo-alvo, mas também no orçamento. Ao especificar um orçamento diário e o tempo total de execução, você pode determinar quanto dinheiro é gasto por anúncio. Dessa forma, você evita que o anúncio tenha muito sucesso e exceda o orçamento planejado.
Crie valor através dos anúncios do Facebook
Com a publicidade no FB, você aumenta suas chances de obter mais conversões, pois chama a atenção para sua empresa e seus produtos ou serviços por meio da publicidade.
Quanto mais vezes você é exposto a um produto, mais desejo você tem de compra-lo. Provavelmente já aconteceu de você estar pensando em comprar algo, pesquisar na internet e depois diversos anúncios desse produto ficar aparecendo. Com o tempo, alguma dessas ofertas tentadores fez você de fato, executar a compra.
Este é exatamente o efeito que você cria com seu público-alvo através de sua publicidade no Facebook, onde você influencia o público-alvo chamando a atenção para seus produtos.
Se você oferece produtos caros que exigem muita consideração, para conseguir as conversões desejadas, é importante influenciar o cliente em um grau maior do que o necessário para produtos mais baratos e que não exigem muita consideração.
Através do seu marketing no Facebook, você não apenas aumenta as vendas, mas também aumenta o conhecimento da sua empresa por meio da geração de leads, e isso não apenas no Facebook, mas também em outras plataformas online, como o Instagram.
Quando o cliente conhece sua empresa com antecedência e você aparece nos resultados de busca dele, é mais provável que o cliente clique na sua página e não na do seu concorrente.
Colocar publicidade bem-sucedida no Facebook é uma boa oportunidade para impulsionar os negócios, além de sua própria página de empresa no Facebook.
Os anúncios do Facebook oferecem às startups e pequenas e médias empresas novas oportunidades de chamar a atenção de muitas pessoas em pouco tempo. Isso significa gerar de forma sustentáveis mais novos clientes e, finalmente, mais vendas.