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Marketing de Conteúdo (Vetor Freepik)

Marketing de Conteúdo: como criar uma estratégia para atrair e reter clientes

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. Ele é uma estratégia utilizada para atrair e reter clientes através do planejamento e criação de conteúdos como: postagens nas mídias sociais, textos para blogs, vídeos, e-books, etc. O objetivo por trás desse método é estabelecer autoridade, como marca, oferecendo informações relevantes ao público e atraindo-o não apenas para consumir o conteúdo, mas para se tornar um cliente por confiar e gostar da empresa.

Quando uma estratégia de conteúdo — que é uma estratégia de Marketing de Conteúdo — é traçada e desenvolvida com objetivos claros, ela cumpre o seu objetivo proporcionando à marca autoridade, relevância e destaque, na mente do seu público-alvo.

Passo a passo para a criação de uma estratégia de conteúdo

Existe uma analogia no Marketing que é a comparação entre o oceano vermelho e o oceano azul. Nessa teoria, o oceano azul representa o mercado que é pouco explorado, com bastante espaço para as marcas; por outro lado, o oceano vermelho simboliza a área com muita concorrência, onde “há brigas de grandes peixes” e pouco espaço inexplorado.

Atualmente, no mundo digital, existem muitos oceanos vermelhos e, para se destacarem entre a concorrência e conquistarem atenção, as marcas precisam de uma boa estratégia de conteúdo. Para isso, algumas dicas podem ser seguidas:

Estabeleça o seu objetivo

Antes de mais nada, é necessário que você estabeleça qual é o seu objetivo ao produzir conteúdo, e ele pode ser: aumentar as vendas da sua empresa, tornar a sua marca mais conhecida no mercado, buscar parcerias com outras marcas, atrair talentos que se interessem em trabalhar no seu negócio, entre outras motivações. A sua meta vai te ajudar a traçar os movimentos que se seguirão em outras dicas, portanto, tenha a noção desse objetivo desde o início do seu planejamento.

Conheça a identidade da sua marca

Por que a sua marca nasceu? Qual é a sua missão? Aonde você quer que a sua empresa chegue? De quais valores você não abre mão? O que te diferencia da sua concorrência? Essas são algumas perguntas cujas respostas podem te ajudar a conhecer qual é a identidade da sua marca. Conhecer isso é importante para que você defina, posteriormente, a forma por meio da qual irá se comunicar com o seu público e quais serão os seus argumentos de atração.

Defina quem é a sua persona

A sua persona é a representação do seu público-alvo. Em outras palavras: se o público consumidor ideal da sua marca fosse uma única pessoa, como essa pessoa seria? Qual idade teria? Onde seria encontrada? Qual seria a sua renda média, os seus gostos, interesses e comportamento? Ter essas informações te impulsionará no momento de saber como se comunicar com o seu público e, assim, de maneira mais pontual e assertiva, você poderá atraí-lo e retê-lo.

Faça pesquisas do conteúdos da concorrência

Em um oceano vermelho, nenhuma marca pode se acomodar, se não quiser perder espaço para a concorrência na mente do seu público. Por isso, as suas estratégias de conteúdo precisam sempre ser atualizadas, e uma atitude que pode contribuir para isso é realizar pesquisas de concorrência.

Acompanhando o que está acontecendo no seu mercado e se inspirando no que a concorrência está fazendo — seja para ter ideias do que fazer, ou para ter uma noção do que não se deve fazer —, você se mantém ativo e atualizado com as tendências.

Trace a sua linha editorial de conteúdo

A linha editorial é um guia para os assuntos que serão abordados pela marca, em seus conteúdos. Ela funciona como um guarda-chuva que engloba a seleção de todos os temas que serão tratados. Com uma linha editorial bem definida, se torna muito mais fácil e seguro definir as pautas de cada uma das postagens. Além disso, ela faz com que a marca não fuja, em seus conteúdos, para assuntos alheios à marca, ou aos interesses da persona, mantendo-se fiel à sua identidade e ao seu público.

Utilize ferramentas para planejamento de conteúdo

Para colocar a sua estratégia de conteúdo em prática nas suas plataformas de conteúdo e redes sociais, você vai precisar contar com ferramentas como, por exemplo: ferramenta para gestão de tarefas e prazos, calendário de postagens, disparador de e-mails ou de posts, ferramentas de monitoramento e análise de desempenho, etc.

Entenda o funcionamento das suas redes

Com a ajuda de ferramentas de análises e, também, através dos insights e métricas das próprias plataformas de conteúdo, entenda o funcionamento dos seus perfis, o comportamento dos seus seguidores e as suas respostas em relação aos conteúdos postados. É importante analisar esses pontos, e todos os outros possíveis, para estar atento quanto ao que tem tido um bom desempenho e o que não tem atraído a atenção do público.

Esteja disposto a fazer ajustes no seu conteúdo

Depois de colocar toda a estratégia em prática, publicando e gerenciando o conteúdo, e de acompanhar o desempenho do trabalho que tem sido feito, é preciso estar sempre atento e disposto a realizar ajustes, se necessário. O que valeu para o dia anterior, não necessariamente será a proposta ideal para o dia de hoje, é assim que funciona o mercado digital, e é necessário ser maleável para se atualizar e se adaptar ao seu ritmo.

Além disso, é relevante ter em mente que, falando de números dentro do Marketing: é muito mais caro converter um novo cliente do que manter um cliente fidelizado. Então, tanto quanto gastar energia em atrair mais público para a marca, as empresas precisam se atentar à fidelização dos seus clientes, mantendo a sua satisfação e servindo-os, mesmo depois de concluírem compras e se tornarem clientes.

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