As datas comemorativas são ótimas oportunidades para as empresas aumentarem suas vendas e terem outros diversos benefícios, se souberem fazer bom uso do Marketing Sazonal. Páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e natal, por exemplo, são datas oficiais, mas além delas, existem as datas criadas pelo próprio comércio para o estímulo das vendas: a Black Friday, o dia do consumidor, as mudanças de estação, entre outras.
O Marketing Sazonal é um conjunto de estratégias que, por meio das datas sazonais, ajudam os negócios a alavancarem suas vendas e gerarem resultados ao decorrer do ano todo, e não apenas nos dias especiais. Através desse método, é possível aproveitar as oportunidades dos meses de alta, bem como estabelecer organização e técnica para os meses mais parados do ano.
Esse conjunto de estratégias é aplicado não apenas para aumentar as vendas da empresa, mas também para destacá-la entre as outras, movimentá-la, impulsioná-la, entre outros benefícios.
Como funcionam as sazonalidades
Para aproveitar as datas comemorativas e colocar o Marketing Sazonal em prática, é necessário que haja um planejamento prévio de acordo com o mercado em que a empresa atua, uma vez que as marcas podem ser mais, ou menos, beneficiadas de acordo com o tipo de data comemorativa, por exemplo: para uma loja de sorvetes, a entrada do verão é uma temporada relevante, enquanto para uma empresa de cachecóis, o verão não é favorável; para uma floricultura, o dia das mães é uma ótima oportunidade, mas para uma granja, ele não o é; e assim por diante.
Então, além de haver a necessidade de entender quais datas são mais relevantes para o público da marca, o planejamento também é importante para que a empresa possa visualizar quais produtos são mais, ou menos, requisitados em quais épocas do ano e, assim, com base nisso, fazer a reposição do estoque de maneira adequada.
E uma vez que o Marketing Sazonal não impacta o negócio apenas em épocas comemorativas, ele também influencia no que diz respeito ao planejamento dos meses de baixa sazonalidade, sendo aplicado através de campanhas criativas e estratégicas para cada momento, lançamentos, promoções e outras técnicas, todas com o objetivo de atrair o cliente e dar visibilidade à marca, mesmo nas épocas com mau histórico de vendas.
Por que investir em Marketing Sazonal?
Agora que você já sabe o que é o Marketing Sazonal e como ele funciona, conheça alguns dos benefícios que ele oferece e os porquês de ele merecer ser aplicado:
1.Aumento das Vendas: o principal objetivo a ser cumprido e a consequência final da aplicação do Marketing Sazonal, uma vez que este é capaz de colocar a oportunidade certa no momento certo do cliente, facilitando as vendas.
2. Awareness: também conhecido como aumento do reconhecimento de marca, já que aplicar o Marketing Sazonal é colocar a empresa em destaque no momento oportuno.
3. Novas oportunidades: aplicar essa estratégia também significa dar à empresa novas oportunidades para ser criativa e gerar coisas diferentes, em épocas diferentes.
4. Atração de novos clientes: sair da rotina da marca e criar novas estratégias faz com que a marca possa atrair pessoas que se identifiquem, exatamente, com as diferenças da época.
5. Movimento do negócio: criar coisas novas, gerenciar e movimentar o estoque, planejar o funcionamento da empresa, vender mais… tudo isso é capaz de movimentar a marca, desenvolvê-la e fazê-la crescer.
6. Impulsionamento das equipes: os times de Marketing e de vendas são os principais impactados pela aplicação do Marketing Sazonal, e também são os que terão mais experiências e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Como aplicar as estratégias de Marketing Sazonal em uma empresa
Para aplicar e colocar em prática os benefícios do Marketing Sazonal, é necessário:
1. Estudar o funcionamento da empresa: é importante começar analisando os anos anteriores e conferindo o fluxo de vendas em cada um dos meses, inclusive nas épocas comemorativas, para entender como o negócio funcionou, ultimamente, e quais são as suas características.
2. Conhecer o público-alvo: toda empresa precisa conhecer o perfil e o comportamento do seu comprador ideal, entendendo como os consumidores se comportam, seus gostos e interesses.
3. Planejar as datas comemorativas e as ações que serão escolhidas: criteriosamente, as datas a serem trabalhadas precisam ser escolhidas de acordo com o mercado, já que cada data especial pode ter mais, ou menos, atração para o público, dependendo do tipo de negócio.
4. Criar a mensagem correta para cada campanha: com as datas escolhidas e as ações, ou campanhas, definidas, é preciso criar mensagens que conversem adequadamente com a data e com o público-alvo.
5. Preparar o financeiro do negócio: uma empresa precisa ter alinhamento entre os seus setores e, neste caso, comunicar bem ao setor financeiro e entender os limites e possibilidades para a aplicação das campanhas, é essencial para a saúde do negócio.
6. Alinhar as equipes de Marketing e Vendas: os criadores das campanhas, os desenvolvedores das estratégias e os vendedores precisam estar alinhados e falando a mesma língua, para que todos estejam trabalhando para o mesmo objetivo.
7. Ter um cronograma anual definido: com as demais etapas alinhadas, é preciso ter um cronograma anual definido, para que seja possível visualizar toda a organização que foi feita e para que o acompanhamento seja claro e constante.
8. Estar disposto a fazer ajustes no percurso: com o acompanhamento constante, a equipe de Marketing precisa estar atenta caso, no meio do caminho, algo não saia como planejado e precise ser ajustado.
Com uma boa aplicação do Marketing Sazonal e o planejamento que ele requer, uma empresa pode manter o seu negócio lucrando com as vendas ao decorrer do ano inteiro, com estabilidade.