Em fevereiro de 2022, tivemos algumas alterações na política de cobrança do WhatsApp Business. Você sabe o que mudou e como ela funciona? Continue a leitura e entenda.
Como funcionava na política de cobrança antiga?
Antes de fevereiro, o WhatsApp API era baseado em notificação. Ou seja, quando uma empresa abria uma conversa com um usuário, eram cobradas por mensagem de template enviada. Caso fosse o usuário a começar a conversa, não seria cobrado.
Se até o momento a cobrança acontecia por notificação, podendo incluir conversas de até 24 horas, agora cada bate-papo passará a ser cobrado, e os preços variam conforme quem inicia a sessão. Continue a leitura e entenda essa nova forma de cobrança do WhatsApp.
Como funciona agora?
Com as mudanças na política de cobranças, elas passaram a ocorrer por conversas. Indiferente da quantidade de mensagens, toda a sessão terá um preço único. Levando em conta que tem uma diferença de preço se for à empresa ou o cliente que faça o primeiro contato.
Temos duas categorias de preços diferentes dentro da Plataforma do WhatsApp Business:
Conversa iniciada pelo cliente: A primeira mensagem enviada partiu do usuário. Se a empresa responder dentro do prazo de 24 horas, a mensagem será associada a uma conversa iniciada pelo cliente. Ou seja, as empresas podem enviar mensagens livremente durante esse período de 24 horas.
Conversa iniciada pela empresa: Nesse caso, a primeira mensagem da conversa é enviada pela empresa para o usuário. Essas mensagens geralmente seguem um padrão, ou seja, precisam de um modelo de mensagem.
Agora, todas as conversas são calculadas em sessões fixas de 24 horas. Tudo inicia quando a primeira mensagem da empresa é entregue, seja por iniciativa própria ou como uma resposta ao cliente. A empresa e os usuários podem trocar quantas mensagens quiserem durante uma sessão de 24 horas sem acarretar cobranças adicionais.
É necessário ainda levar em conta que as cobranças se baseiam no código do país do usuário. Ou seja, dependendo do país ou região os valores podem ser maiores ou vice versa.
Conhecendo melhor o novo modelo de cobrança
Sessão de conversação – As cobranças são efetuadas por sessão de conversas dentro de um período de 24 horas. As taxas são diferentes quando a conversa é iniciada pela empresa empresas ou pelo usuário.
Nível gratuito – As primeiras 1.000 conversas de cada mês não são cobradas para que as empresas possam ter melhores experiências com os clientes. Somente após as primeiras 1.000 conversas ao mês o preço de conversação será aplicado.
Duas taxas diferentes – Quando as conversas são iniciadas pelo usuário, as taxas serão menores do que aquelas iniciadas por empresas. Desta forma, elas se tornam mais acessíveis e permitem às empresas manter sua presença sempre ativa no WhatsApp.
As conversas terão taxas fixas de pagamento, sem depender da quantidade de mensagens. Porém, dependerá do país destinatário e quem iniciou a conversa (empresa ou cliente).
Pontos de entrada grátis – Quando a conversa inicial for a partir de um botão de “CTA” (botão de chamada para ação), em anúncios, redes sociais ou sites que redirecionam diretamente para o WhatsApp da empresa, não há cobrança. Esse serviço passa a ser gratuito.
Como a nova política de cobrança beneficiou as empresas?
Assim como qualquer outra plataforma de comunicação e interação social, o WhatsApp também procura oferecer a melhor experiência ao usuário. Por tanto, essa mudança foi necessária para garantir isso.
O novo modelo possibilita as empresas manterem um relacionamento melhor com seus clientes, oferecendo um serviço de atendimento mais rápido, dinâmico e eficiente através do WhatsApp.
Agora as empresas pode manter um contato sólido com seus clientes, sem precisar pagar a mais por isso. Não há a necessidade de controlar a quantidade de mensagens enviadas, já que a cobrança ocorre por sessão.
Assim, conseguem dar novos passos em direção a um atendimento de qualidade e com a excelência que todo cliente merece e espera receber.