O ChatGPT é a notícia mais comentada no mundo da tecnologia nos últimos meses. Desenvolvido pela OpenAI, esse é um chatbot que utiliza a inteligência artificial ao seu favor. Seus recursos geraram muito interesse e provocaram medo entre as grandes empresas de tecnologia. Conheça essa tecnologia inovadora e como ela funciona.
O que é ChatGPT?
ChatGPT é um modelo de linguagem criado pela empresa OpenAI que foi treinado para imitar uma conversa humana. Ele faz isso usando o algoritmo de transferência de linguagem GPT-3, que é um modelo preditivo de linguagem capaz de gerar conteúdo de qualidade semelhante ao humano.
Em outras palavras, o ChatGPT é uma poderosa inteligência artificial capaz de ajudar as pessoas a tirar suas dúvidas e fornecer informações de forma autônoma por meio de um enorme banco de dados, incluindo artigos, livros, chats online e muito mais.
O ChatGPT é capaz de ouvir e falar vários idiomas. Ele pode responder a uma ampla variedade de espécies e pode saber muito sobre música e literatura.
O que significa as siglas GPT?
- “G” de “Generativo”: trata-se de um modelo generativo, ou seja, um modelo de aprendizado de máquina que gerará conteúdo como texto ou imagens.
- “P” de “Pré-treinado”: ou uma noção de pré-treinamento, ou seja, o fato de o modelo ter adquirido, graças aos “exemplos” (os dados) que estudou, algum conhecimento de seu conteúdo e regras de constituição.
Por exemplo, para textos, ele terá representações aprendidas que permitem captar relações como regras ortográficas, regras gramaticais, etc. Mas ele também terá memorizado as pessoas/objetos ou histórias que eles contêm. Como se trata de aprendizado de máquina, tudo é modelado por meio de estatísticas e probabilidades.
- “T” de “Transformers”: este é o nome da arquitetura neural profunda (Deep Learning) proposta pelo Google em 2017 e que revolucionou o campo do Processamento de Linguagem Natural (NLP / Natural Language Processing). Essa arquitetura complexa permitiu uma forte melhoria na modelagem da linguagem, ao oferecer uma melhor consideração das interações entre as palavras e seu contexto.
Como o ChatGPT funciona?
Pense como você escreveria uma pergunta ao Google. No ChatGPT você escreve para a IA por meio de uma interface de entrada, como se estivesse se dirigindo a um interlocutor humano. Você pode fazer uma pergunta ou enviar uma solicitação, e a inteligência artificial gerará instantaneamente uma resposta.
A grande diferença entre o ChatGPT e o Google é que este protótipo de chatbot é capaz de manter uma conversa com um humano de uma forma surpreendente. Porém, como ele não navega na internet o seu treinamento acontece a medida que as conversas avançam.
No que o ChatGPT nos ajuda?
O ChatGPT pode oferecer vários recursos de serviços humanos, incluindo:
- Interação por voz: o ChatGPT pode ser usado para criar assistentes virtuais que podem interagir com os usuários por voz, o que pode facilitar o acesso aos serviços para pessoas com dificuldade de usar teclado ou tela.
- Compreensão de linguagem natural: o ChatGPT pode entender e responder a perguntas feitas em linguagem natural, o que pode ajudar os usuários a encontrar rapidamente as informações que procuram.
- Agendamento e coordenação: o ChatGPT pode ser usado para agendar e coordenar compromissos, tarefas e viagens para pessoas que precisam de ajuda nessas áreas.
- Comunicação: ChatGPT pode ser usado para criar sistemas automatizados de mensagens para ajudar as pessoas a manter contato com seus entes queridos e aqueles ao seu redor.
- Tradução automática: o ChatGPT pode ser usado para traduzir conversas em diferentes idiomas para facilitar as interações com pessoas que não falam o idioma local.
Desvantagens do ChatGPT
Apesar de ser considerada uma das maiores inovações de todos os tempos, ainda tem questões que precisam ser melhoradas para oferecer uma experiência completa ao usuário.
Podemos dizer que o conhecimento ainda é limitado a tudo o que aconteceu antes de 2021. Portanto, se você perguntar a ele sobre eventos ocorridos após estes dados, às informações fornecidas podem ser imprecisas.
Além disso, você deve saber que o ChatGPT não tem acesso à Internet. Logo, ele não pode navegar na web para encontrar informações. Tudo que ele sabe é o que foi previamente treinado para conhecer.
Outras empresas de tecnologia estão trabalhando para incorporar uma conexão à Internet neste tipo de modelo para garantir a atualização dos dados e não torná-los obsoletos. O desafio será então não deixar o modelo se perder para aprender (ou copiar) de fontes de dados não aceitáveis (fake news). Pode-se supor que a OpenAI planeje também fazer essa interconexão de seu lado para ter uma ferramenta que possa gerar textos com base em informações novas e atualizadas.
Mas, apesar dessas poucas restrições, o ChatGPT é uma ferramenta poderosa que pode ser muito útil para quem busca aprender mais sobre diversos temas ou precisa de ajuda para resolver problemas .
É necessário baixar algum aplicativo?
O ChatGPT está disponível por meio de uma página da Web , portanto, não é necessário fazer download. A OpenAI ainda não lançou um aplicativo oficial, apesar do fato de que as lojas de aplicativos estão cheias de versões falsas. Eles devem ser instalados e usados com cautela, pois não são aplicativos oficiais do ChatGPT.
O ChatGPT é gratuito ou pago?
Uma dúvida comum entre as pessoas que escutam sobre a tecnologia é se essa é uma ferramenta paga. Até o momento, o ChatGPT é totalmente gratuito e como dito anteriormente, pode ser acessada através de uma plataforma online.
A OpenAI ainda não anunciou oficialmente se isso mudará no futuro, mas dada a popularidade do ChatGPT e os custos de servidor associados, não seria surpreendente se a ferramenta passasse a ser cobrada.
Como acessar a ferramenta
Para poder usar qualquer ferramenta do OpenAI é necessário ter uma conta. Portanto, se você não tiver uma, precisará se registrar através do site oficial da OpenAI. Registre-se clicando aqui.
Você tem a opção de escolher um login fácil com uma conta do Google ou da Microsoft. Caso contrário, se você tiver outro tipo de e-mail, poderá inseri-lo manualmente.
Depois disso, deve inserir um número de telefone e você receberá um número de confirmação, que deverá inserir na página de registro para concluir a configuração.
Depois de ver algumas regras de limpeza sobre o ChatGPT, incluindo possíveis erros nos dados, como o OpenAI coleta dados e como os usuários podem enviar comentários, você sabe que se registrou com sucesso.
Depois de logado usar o chatbot ChatGPT é muito simples, pois tudo o que você precisa fazer é digitar seu texto e receber as informações, assim como já estamos acostumados a fazer no Google.
O ChatGPT acabará com as pesquisas do Google?
Depois do lançamento, surgiram na internet muitos debates sobre a possibilidade de o ChatGPT substituir o Google. Mas a resposta é: NÃO.
O otimismo de algumas pessoas em relação ao Chatbot as levou a acreditar que ele pode até mesmo substituir o ser humano em determinadas atividades, principalmente no ensino.
Os profissionais podem ter opiniões conflitantes em relação à questão acima, mas, conforme discutido anteriormente, o ChatGPT é falho até certo ponto. Portanto, pode-se esperar que o ChatGPT possa superar o potencial do Google nos próximos anos, mas, por enquanto, não pode ser colocado ao lado da pesquisa do Google ou dos humanos.
Nessa questão, vale ressaltar também que a principal vantagem dos Chatbots é a capacidade de fornecer soluções personalizadas e mais precisas. Ele pode pesquisar no Google a melhor solução para um indivíduo, em vez de a pessoa descobrir a partir do próprio mecanismo de pesquisa. Dado que é mais personalizado, podemos ver que os chatbots têm uma memória de longo prazo, contra um motor de busca que tem memória de curto prazo.
Além disso, um aspecto conversacional torna mais fácil para o usuário comunicar sua necessidade. Mesmo que desconecte, depois de retornar ao Chatbot, você pode retomar a conversa de onde parou.
Alguns acreditam que essa ferramenta desafiará a criatividade humana e a tornará redundante. Outros dizem que não será capaz de distinguir entre notícias verdadeiras e falsas, enquanto alguns dizem que servirá como um desafio para o sistema educacional.
Por último, a menos que a informação seja atualizada em versões mais recentes, os dados que ela fornece podem ser redundantes.
Dados os problemas que ainda afligem o ChatGPT, ainda há um longo caminho pela frente antes que ele possa substituir os mecanismos de pesquisa convencionais.