O Marketing B2B, que é o Marketing Business to Business — ou, de empresa para empresa, de acordo com a tradução —tem os mesmos objetivos descritos acima, entretanto, diferente do “Marketing comum” — que seria o Marketing B2C, ou Business to Customer.
O propósito do Maketing, para uma marca, é impactar potenciais clientes de modo a, de fato, torná-los clientes; elevando a taxa de vendas da empresa, agregando valor à marca e, quando bem realizado, aumentando o nível de fidelização dos clientes que passam por ela, tornando-os reincidentes, quando possível.
Enquanto o Marketing B2C visa impactar diretamente o consumidor final, o Marketing B2B é aplicado no mercado de empresas que vendem para outras empresas e é, portanto, o conjunto de estratégias e esforços envolvidos e aplicados entre dois agentes: um negócio que vende algum produto ou serviço e um outro negócio que necessita de algum produto ou serviço.
Os tipos de Marketing Business to Business (B2B)
Partindo do conhecimento de que o Marketing B2B é o conjunto de estratégias de uma empresa com o objetivo de impactar, atrair e vender um produto ou serviço para outra empresa, também é válido apontar que isso não se resume a apenas um tipo de transação.
Podem existir diferentes modelos de negócios Business to Business:
- Indústria para Indústria: quando um produtor de matéria-prima vende para um produtor que necessita dessa matéria-prima para a industrialização do seu próprio produto;
- Indústria para Distribuidor: quando um produtor vende para uma empresa que irá distribuir o seu produto para empresas que venderão para o consumidor final;
- Distribuidor para Revendedor: quando distribuidores, que já compraram de outra empresa, revendem esse produto para quem o venderá para o consumidor final.
Dicas de como fazer Marketing B2B
Enquanto clientes que são consumidores finais tomam as suas decisões de compra com envolvimento de fatores emocionais e, por vezes, até mesmo, por impulso, o público-alvo do Marketing B2B baseia as suas decisões de compra em custo-benefício.
Empresas precisam de objetividade, previsibilidadde de retorno, dados, estudos estatísticos, contas e tempo para tudo isso. E é por isso que, para que vendas sejam realizadas e o propósito do Marketing seja cumprido, as empresas que desejam investir no Marketing precisarão:
- Construir relacionamento: para fechar negócios sólidos com outras empresas, por vezes, será necessário investir em viagens para realização de reuniões presenciais, eventos e recepções, para estreitar vínculos e gerar relacionamentos de confiança.
- Estabelecer uma Comunicação Humanizada: não basta se comunicar “com a empresa”, é preciso se comunicar com as pessoas que estão por trás da empresa, portanto, é essencial o desenvolvimento de uma comunicação humanizada, com a consciência de que são pessoas que estão sendo impactadas, por trás do negócio.
- Investir em Marketing de Conteúdo: para ser visto como autoridade em determinado nicho e, mais uma vez, reforçar a confiança para a empresa que é um potencial cliente, é necessário produzir conteúdo que demonstre o domínio no conhecimento da área. Investir em posicionamento e produção de conteúdos por meio de mídias sociais, e-mail marketings, blogs, webinars, e-books, entre outros formatos de entrega, são uma estratégia para passar confiança e atrair a atenção de potenciais clientes.
- Realizar estudo de concorrência: é importante e útil ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo e como estão investindo em seus relacionamentos, conteúdos e outras formas de desenvolvimento. A partir disso, poderão surgir ideias e inspirações, ou até mesmo o reconhecimento de coisas a serem consertadas, ou otimizadas, no próprio negócio.
Por que investir em Marketing B2B?
Entre empresas, é de suma importância o investimento no relacionamento de longo prazo; uma vez que empresas trabalham considerando o custo-benefício, um dos fatores observados é a confiança, que é elevada com o passar do tempo, com a constância. Gestores que precisam realizar uma compra ou contratar um serviço para a sua empresa, precisam ter certa garantia de que estão fazendo a escolha certa, já que caso contrário, poderiam atrair prejuízos para o seu negócio, e não apenas para si mesmos.
Sendo assim, o Marketing B2B é uma forma de otimizar os resultados da empresa, aumentando as suas vendas para outros negócios — o que tem um retorno financeiro maior do que vender diretamente ao consumidor final —, melhorando e estreitando os seus relacionamentos no mercado, o que sempre é válido para qualquer ramo.