Você sabia que o cliente é o ativo mais importante da sua empresa? Portanto, você não deve focar apenas em atrair novos clientes, mas principalmente em estratégias para retê-los e transformá-los em clientes fiéis.
Com um bom atendimento você mantém um relacionamento duradouro. Um ótimo atendimento gera vários efeitos positivos: os clientes não apenas compram mais, mas também recomendam seu serviço ou produtos a outras pessoas.
Empresas que oferecem uma melhor experiência ao cliente costumam ter melhores resultados em vendas quando comparadas com outras empresas do mesmo setor.
Ainda tem dúvidas sobre a importância de um bom atendimento ao cliente? Entenda por que ele é tão importante e como isso pode beneficiar sua empresa.
O que o atendimento ao cliente diz sobre sua empresa?
Como você tem disponibilizado o contato dos clientes com a sua empresa? Seja qual for o seu negócio, o cliente precisa ter clareza de como entrar em contato com a empresa quando precisar de ajuda. Dificultar esse contato é um dos principais erros rumo ao atendimento de excelência.
Hoje é comum as empresas disponibilizarem uma página de perguntas frequentes onde tentam responder a qualquer tipo de dúvida que o cliente possa ter. As perguntas frequentes estão na moda, mas não devem ser a única forma de suporte ao cliente da empresa.
Além disso, você perde um feedback valioso de seus clientes se tiver apenas uma página de perguntas frequentes. O feedback que você pode obter pode ajudá-lo a obter informações sobre suas necessidades e como pode melhorar seus produtos ou serviço. Não ouvir os clientes e ter um canal de contato fará com que eles percam a confiança na empresa e em seus produtos.
Regras para um bom atendimento ao cliente
As regras realmente dizem muito e elas devam ser vistas como ferramentas ou etapas que ajudam sua empresa a oferecer um serviço eficiente a todos os tipos de clientes.
As ferramentas são universais e podem ser utilizadas por todos que tem contato pessoal com seus clientes, independente do setor em que atua. Essas são as 9 ferramentas principais para um bom relacionamento.
1. Primeira impressão
2. Ser comprometido
3. Criar relacionamentos
4. Alinhar expectativas
5. Ser competente profissionalmente
6. Entregar (tudo) que o cliente precisa
7. Sem erros
8. Ser constante
9. Agradecer
Proporcione uma boa experiência com o seu atendimento ao cliente
É importante que você deixe uma boa impressão com seus clientes. Na sua empresa, os clientes são tratados de maneira calorosa e amigável? Você pode resolver os seus problemas? Você garante que o cliente se sinta compreendido?
Causar a impressão certa em seus clientes não tem preço. Oferece excelente atendimento ao cliente e o que costumava ser um problema agora se transformou em uma experiência positiva. Lembre-se: um cliente satisfeito é um cliente recorrente.
Hoje as pessoas estão mais dispostos a gastar mais com uma empresa que oferece um bom atendimento ao cliente. Isso conta mais do que ter o melhor preço. A desvantagem é que se você não puder atender adequadamente seus clientes quando eles precisarem de sua ajuda, você poderá perdê-los.
A maior parte das vendas ocorre para clientes fidelizados do que para novos clientes. Portanto, é necessário identificar esse grupo e saber atendê-lo bem, para chegar aos resultados esperados.
Invista na retenção de clientes
É muito mais fácil vender serviços ou produtos a clientes já existentes e satisfeitos, porque já foi criada uma relação de confiança. Com um bom atendimento ao cliente você garante clientes mais satisfeitos.
Além disso, você precisa investir menos em marketing e vendas. Afinal, essas pessoas já te conhecem e já te escolheram. Encontrar um novo cliente costuma ser de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um existente.
A coisa mais importante que você pode conseguir com um bom atendimento ao cliente é fornecer um serviço tão bom que o cliente queira compartilhar a experiência com outras pessoas. E são as experiências do cliente que realmente beneficiam a empresa.
Bons clientes e alta fidelidade do cliente são baseados em um bom atendimento. Um bom cliente é aquele que está em diálogo com a empresa e que vê um benefício em negociar com ela. Cada vez que uma empresa interage com um cliente, a experiência determina se o cliente continua sendo um cliente.
Cada dia é, portanto, um novo dia, em que a empresa como um todo, tem de pensar em como melhorar a fidelização dos clientes através de processos, atitudes e comportamentos.
Crie boas relações com os clientes
A comunicação eficaz é um desafio para qualquer setor. Mas, quando ela é bem sucedida, a base para fornecer suporte profissional e útil para seus clientes foi criada. É saber descobrir as necessidades do cliente, criar segurança e confiança na relação e lidar com situações de conflito.
Fique atento ao comportamento da empresa
A melhor maneira de ser proativo ao trabalhar com um bom atendimento ao cliente é preparar padrões de serviço para os quais todos possam trabalhar da mesma forma. Padrões significam que todo funcionário sabe exatamente qual comportamento deve ter, quando deve tê-lo e como isso afeta o cliente. Os padrões de serviço são uma ferramenta estratégica e sistemática para um melhor serviço.
Tenha um atendimento online bom e profissional
Atenda seus clientes, mesmo que online, de maneira eficiente, simpática e comercial, para que os clientes se sintam bem tratados e desejem entrar em contato novamente.
O atendimento diário ao cliente seja por telefone ou no digital, é muito importante para a empresa, pois ajuda a moldar a experiência diária dos clientes com a empresa, proporciona aos novos clientes uma boa primeira experiência e retém os clientes existentes.
Transforme uma má experiência do cliente em uma boa
Trate os clientes que reclamam como clientes particularmente importantes que precisam ser tratados com rapidez e eficiência. Quem mantém contato diário com cliente, tem uma grande responsabilidade de garantir que os clientes insatisfeitos sejam bem-vindos e levados a sério. Um atendente que oferece o tratamento correto e competente pode transformar clientes insatisfeitos em clientes satisfeitos e fiéis.
Há também muito conhecimento a ser obtido dos clientes insatisfeitos, do qual a empresa pode se beneficiar como, por exemplo: por que eles estão insatisfeitos? Onde está o erro? O que você pode melhorar?
O treinamento e a gestão otimizada dos funcionários do serviço são essenciais
O fato de você ter uma mentalidade de serviço é de grande importância para a imagem externa da empresa, para o atendimento ao cliente e para os resultados. Pelas mesmas razões, é importante que os atendentes estejam constantemente se atualizando na área, para que continuem a prestar o melhor serviço.
O atendimento ao cliente moderno
Hoje, capacitamos os clientes a atenderem a si mesmos. Pense em fazer check-in para um voo, escolher assentos e guardar cartões de embarque. No atendimento ao cliente moderno, os clientes só vêm com problemas que realmente não conseguem resolver sozinhos.
Por um lado, isso coloca muita pressão sobre a empresa, mas, oferece muitas oportunidades. Afinal, não se trata apenas da maneira como o atendente fala com os clientes, mas principalmente de suas habilidades para resolver problemas complexos.
Se sua empresa não conseguir resolver os problemas adequadamente, o cliente mudará para o concorrente. Isso pode acontecer de vez em quando, mas em grande escala prejudica a imagem da empresa. E se pensa que o seu produto e o seu preço atrativo falam por si, engana-se. Hoje a experiência do cliente já se tornou mais importante para os consumidores do que preço e produto.
O que podemos fazer pelo seu negócio?
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