Todo mundo que vende algum produto ou serviço online, precisa mais do que nunca ser capaz de distinguir entre diferentes tipos de tráfego de sites e de onde eles vêm. Afinal, nem todo tráfego é criado da mesma forma.
Uma maneira de pensar sobre isso é em termos de qualidade vs. quantidade. Não se trata apenas de obter muito tráfego para seu site. Mas, sim de obter o tipo de tráfego certo.
Neste artigo você conhecerá um pouco do Tráfego Pago Vs Orgânico, desde a compreensão de cada conceito e construção até suas diferenças.
Afinal, o que significa tráfego?
Um colega relatou um dia que quase apanhou da avó quando disse que trabalhava com tráfego. Para quem não está familiarizado com a internet, realmente pode achar alguns termos um pouco suspeitos.
Confusões a parte, o termo se refere a nada mais do que tráfego de dados na Internet . A rigor, trata-se do acesso de um usuário a um site ou loja online. Existem dois tipos comum de tráfego, o que chamamos de tráfego pago, que é aquele advindo de anúncios pagos. E em controvérsia, temos o tráfego orgânico, que são páginas ou anúncios muito bem otimizados que aparecem no topo das pesquisas.
Continue a leitura e conheça cada um deles e sua peculiaridades.
Como funciona o tráfego pago?
O tráfego pago são os resultados que aparecem no topo das SERPs. Esses resultados são pagos por empresas que desejam promover seus sites com palavras-chave relevantes para o conteúdo do site. Isso é chamado de Search Engine Marketing , ou seja, SEM.
Os resultados pagos que aparecem no Google geralmente foram criados usando o Google Ads, uma ferramenta que permite criar campanhas publicitárias. O Google Ads também permite que você participe de um “leilão”, no qual você dá um lance em dinheiro para ter uma classificação mais alta que a de seus concorrentes. Isso não significa necessariamente que quem paga mais sempre acaba no topo da página. Os algoritmos do Google sempre colocam qualidade e relevância em primeiro lugar, o que significa que uma campanha mais relevante sempre será classificada acima de uma campanha menos relevante. Em outras palavras, é adequado entregar uma campanha publicitária o mais relevante possível para as palavras-chave que você deseja.
O objetivo da pesquisa paga é obter um retorno positivo do investimento, também chamado de ROI. Portanto, você receberá de volta mais dinheiro do que investiu em sua campanha. Cada vez que alguém clica em sua campanha publicitária, você paga uma pequena quantia ao mecanismo de pesquisa.
Benefícios do Tráfego Pago
1. Branding: a pesquisa paga geralmente é mais adequada para campanhas de marca. Muitas vezes, não há palavras-chave com volume de pesquisa correspondente para URLs individuais que deveriam fortalecer sua marca.
2. Controle de custos: Você pode e deve monitorar e avaliar ativamente seus gastos no painel. O tráfego realmente vale X para você? E o retorno do investimento? Defina períodos de avaliação para isso. Você também tem a opção de definir um orçamento máximo.
3. Controle do tempo: Você pode pausar os anúncios pagos a qualquer momento. Embora geralmente leve meses no SEO clássico para que um conteúdo alcance o sucesso desejado, o Google Ads entra em vigor imediatamente. Depois de configurar e ativar o grupo de anúncios, você começará a receber tráfego orgânico. Portanto, se você deseja lançar um novo produto ou serviço imediatamente, esse é um ótimo canal para fazê-lo.
4. Segmentação por públicos-alvo: você deseja tornar o conteúdo especificamente visível para usuários móveis ou pesquisadores em uma região específica? Não há problema com anúncios! Aqui você pode determinar o público com precisão e filtrar ao máximo para não desperdiçar tráfego.
Desvantagens do Tráfego Pago
1. CTR raramente superior a 10%: Claro, o CTR sempre depende de quão criativo você é ao criar um anúncio. Ele deve atrair o cliente em potencial diretamente para o post. Não espere um CTR acima de 10%.
2. Insegurança por parte dos visitantes: Quando você é abordado por um vendedor em uma loja, o sentimento é diferente do que quando você o aborda por conta própria. Isso também pode ser aplicado a anúncios. A confiança é maior para resultados orgânicos. Afinal, é você que está procurando por isso.
3. Custos contínuos: Se você parar de investir dinheiro, o tráfego acabou. Quem foca sua estratégia de conteúdo exclusivamente em anúncios acaba saindo caro no longo prazo.
Como funciona o Tráfego orgânico?
Tráfego orgânico significa que o tráfego que você obtém em seu site não é pago. Aqui ele é gerado naturalmente, sem ser de serviços pagos ou outras soluções rápidas. Por não precisa investir dinheiro, o tráfego orgânico é aquele que a grande maioria dos profissionais de marketing deseja alcançar.
Mas conseguir um tráfego orgânico não é tão simples. Ele tem uma conexão direta com o SEO. Quanto melhor você classificar para palavras-chave poderosas pelas quais todos estão lutando, mais tráfego orgânico você terá em seu site.
Apesar de ser mais trabalhoso, a otimização do mecanismo de pesquisa beneficia você e seu público-alvo precisamente, porque os usuários encontram conteúdo relevante mais rapidamente e você obtém um aumento do tráfego orgânico.
Com muitos acessos em seu site, você cria um importante indicador para mecanismos de busca como Google, Bing e outros. O algoritmo do mecanismo de busca percebe as muitas visualizações de página e, portanto, seu conteúdo de alta qualidade. Isso gradualmente dará ao seu site uma classificação melhor nas SERPs , tornando seu conteúdo acessível a mais usuários. O objetivo dos mecanismos de pesquisa é fornecer aos usuários o que eles estão procurando. E é precisamente esta informação que um site deve disponibilizar ao motor de pesquisa.
Por que o orgânico é tão importante?
O tráfego orgânico pode ser muito benéfico para uma empresa porque é altamente direcionado. Os usuários que encontram seu site por meio de um mecanismo de pesquisa já estão interessados no que você tem a oferecer, portanto, é mais provável que façam uma compra ou executem alguma outra ação desejada.
Além disso, o tráfego orgânico geralmente tem uma taxa de conversão mais alta do que outros tipos de tráfego, portanto, pode afetar diretamente seus resultados. Ao investir em otimização de mecanismos de busca e gerar tráfego orgânico, você pode colher uma série de benefícios para o seu negócio.
Vantagens do Tráfego Orgânico
1. Longo prazo: depois de provar que está entre os primeiros colocados no Google, você desfruta de certa autoridade no assunto por um longo período. Portanto, de todas as fontes de tráfego, o SEO é provavelmente o mais produtivo. Claro, você não deve achar que estará sempre entre os melhores, é necessário otimizar constantemente o conteúdo e verificar as posições.
2. Mais confiança entre os visitantes: As pessoas confiam mais nos resultados de pesquisa orgânica do que nos pagos.
3. Autoridade do site e do domínio: A autoridade do domínio é um fator crucial na estratégia de SEO. Quanto mais alto o Google avalia a autoridade do seu domínio em geral ou em uma gama específica de tópicos, maiores são as chances de um bom ranqueamento do conteúdo. É um longo caminho para construir essa autoridade, mas compensa em longo prazo.
4. CTR mais alto: O CTR da primeira posição no Google é significativamente maior do que o dos anúncios, com média de 25%.
Desvantagens do Tráfego Orgânico
1. Tempo: Leva tempo para que o conteúdo surta efeito. Muitas vezes, é necessária uma série de ações para tornar um conteúdo bem-sucedido.
2. Recursos: Pense em quanto trabalho precisa ser investido em um único post de blog. Uma estratégia de conteúdo equilibrada é composta de muitos blocos de construção e deve ser constantemente expandida e otimizada. Por tanto, muito tempo é gasto se dedicando ao tráfego orgânico.
Conclusão
Os dois tipos de tráfego acima devem andar de mãos dadas para um tráfego estável e bem-sucedido. Otimize seu site o máximo possível, porque quanto mais usuários você tiver em seu site, maior a probabilidade de um visitante se tornar um potencial cliente.
Afinal, tanto o tráfego orgânico como o tráfego pago têm uma coisa em comum: SEO. Ao usar técnicas de SEO, você criará conteúdo atraente e relevante para seu público-alvo, o que, por sua vez, direcionará o tráfego para a página.
O SEO extremamente é importante para ambos os tipos de tráfego. Lembre-se que não se trata apenas de pagar pela primeira posição na SERP, mas a combinação de lances e relevância mais qualidade é o que te faz ganhar na busca paga.