O Whatsapp lançou, em 2022, o recurso Comunidades, que possibilita ao usuário administrar grupos com mais de 1000 pessoas, entre tantas outras funcionalidades.
A Meta — empresa-mãe do Facebook, Instagram e Whatsapp —atendeu a um pedido do Ministério Público Federal brasileiro e adiou a disponibilização desse recurso no país. O motivo do adiamento foi às eleições presidenciais, uma vez que, através do Whatsapp Comunidades, as fake news poderiam ser espalhadas muito mais rapidamente, por meio dos grupos com milhares de pessoas.
A novidade já está disponível em vários países, mas, no Brasil, deve ser lançada apenas em 2023.
O que é o Whatsapp Comunidades?
O processo de criação de uma comunidade no Whatsapp é bem parecido com o de criar um grupo. O app conta com uma funcionalidade para isso, em que o usuário pode definir uma foto de perfil e o nome da comunidade, por exemplo. Cada pessoa pode criar até 10 grupos e, além deles, também pode incluir em sua própria comunidade até outros 40 grupos dos quais faça parte.
O Whatsapp Comunidades é como um grande guarda-chuva sob o qual vários grupos são concentrados, o que é um ótimo recursos para empresas, condomínios e escolas, por exemplo, que podem concentrar e organizar todos os seus grupos de equipes, blocos ou turmas, respectivamente, dentro de uma só comunidade.
Essa atualização aproximou o Whatsapp do Telegram e do aplicativo Discord, no que diz respeito a conseguir concentrar um grande número de pessoas em um único grupo, ou comunidade.
Segurança no aplicativo
O Whatsapp Comunidades está baseado em uma tecnologia de criptografia de ponta a ponta, que protege o usuário e os seus dados de quaisquer pessoas que não estejam em seu mesmo grupo, dentro da comunidade.
Sendo assim, quem está dentro do mesmo grupo é capaz de ver os seus números de contato e, inclusive, interagir, mas o usuário não tem acesso ao telefone de alguém que esteja em outro grupo, mesmo que este seja participante da mesma comunidade.
As únicas pessoas que possuem informações sobre todos os usuários são os admins, que são os responsáveis por gerenciar toda a comunidade e, portanto, também podem: excluir e inserir usuários, excluir e criar grupos, excluir mensagens e arquivos impróprios que possam ter sido enviados por outras pessoas.
Funções do novo recurso do Whatsapp
Antes desse lançamento, o limite de usuários por grupo era de 256 pessoas; agora, com a atualização, passa a ser possível ter até 1024 participantes por chat, e outras funcionalidades:
- Grupo de avisos
Um grupo de avisos é criado, automaticamente, para cada comunidade, e pode ter até 5 mil pessoas. Os participantes da comunidade escolhem se querem, ou não, participar desse grupo e, nele, apenas o admin pode enviar mensagens.
- Chamadas em grupo
As chamadas em áudio, ou em vídeo, agora podem acontecer com até 32 pessoas, e as videochamadas também terão links compartilháveis, assim como funciona com o Zoom, Google Meet e Teams, por exemplo.
- Compartilhamento de arquivos
Se, antes, só era possível o encaminhamento de arquivos com até 16MB, agora isso foi expandido e o usuário pode enviar arquivos com até 2GB de tamanho.
Além disso, as reações às mensagens, o uso de enquetes e a possibilidade de o admin excluir mensagens impróprias dentro das comunidades também são funcionalidades do Whatsapp Comunidades.